top of page

Uma aposta na relação com Deus, a relação com os outros e a relação com a natureza.

GARANTE JÁ A TUA INSCRIÇÃO!

Guia dos Pais

O CAMPO...

O SMS é um campo de férias católico que pretende transmitir a fé, adequando a mensagem e a pedagogia, ao tempo em que os jovens se encontram nesta altura do ano: de férias.

Este campo assenta em três pilares: a relação com Deus, a relação com os outros e a relação com a natureza.

DEUS

Na relação com Deus pretendemos que as crianças ganhem um novo centro na sua vida: Deus. A nossa missão é ajudá-los a descobrir uma nova perspectiva sobre o mundo, sobre como rezar, conhecer melhor Jesus Cristo e o seu Evangelho.

Realizamos esta dimensão com momentos de oração, de catequese, de missa diária, confissão e conversas. Acreditamos que esta é uma forma de construir Igreja e fortalecer a identidade cristã das crianças.

OS OUTROS

Na relação com os outros procuramos que a experiência comunitária seja forte.

Todos nós temos tendência para o individualismo. Propomos uma semana sem computador, jogos e telemóveis, onde todos têm uma missão: sair de si e ir ao encontro do outro.

A NATUREZA

O terceiro pilar assenta na relação com a natureza.

O campo decorre numa quinta onde há muita natureza para explorar e conhecer. O nascer e o pôr do sol, o ver as estrelas e ouvir os pássaros tudo isso vai ser experimentado.

Ganhar uma dimensão comtemplativa da criação pode acontecer nesta semana.

QUEM SOMOS
Somos uma equipa multidisciplinar, onde é valorizada a vivência de cada um na comunidade cristã onde está inserido, de modo a passar essa experiência aos jovens que partilham estes dias connosco. Somos um grupo composto por:

· 1 Padre
· 1 Chefe de Campo + 2 Subchefes
· 2 Casais
· cerca de 20 Monitores

AS INSTALAÇÕES
Local: A definir.

Dormida: O alojamento será em regime de camarata/dormitório, em colchões mas sem fornecimento de roupa de cama.

Alimentação: As refeições serão realizadas na sala de refeições da casa e terão 4 momentos chave: Pequeno-Almoço, Almoço, Lanche e Jantar.

Limpeza da Camarata/Dormitório: As tarefas diárias de arrumação (dobrar roupa e manter o espaço asseado) são da responsabilidade de cada participante sob o incentivo dos monitores.
Queremos que desta forma a experiência de independência, responsabilidade e maturidade seja proporcionada à maior escala que for possível da nossa parte.

DURAÇÃO DO CAMPO
Início: Concentração na igreja. A viagem será feita de transporte público e depois a pé até ao local do campo. Cada participante é responsável por levar os seus pertences.

Regresso: Os pais são convidados a participar no almoço de sábado. Será uma refeição partilhada por isso pedimos a vossa colaboração. A seguir haverá missa de encerramento. O regresso será da responsabilidade dos pais. Agradecemos que nos confirmem antecipadamente para podermos providenciar as necessidades.

O PARTICIPANTE DEVE
- Ser pontual;
- Respeitar os tempos marcados para as atividades;
- Respeitar todos os outros participantes e os seus monitores;
- Preservar todo o tipo de material e infraestruturas;
- Colaborar nas atividades, bem como também na sua arrumação/manutenção e limpeza;

O QUE LEVAR

• Saco cama e colchão/esteira

• Almofada pequena (facultativo)

• Toalha turca para o banho

• Toalha de Praia

• Fato de banho

• T-shirts (uma por dia)

• Calções ou calças

• Sweatshirt / Camisola / Casaco para o frio / Impermeável

• Fato de treino (pode servir de pijama)

• Roupa interior

• Ténis (2 pares)

• Chinelos de dedo (para tomar banho)

• Boné / Chapéu

• Saco para a roupa suja

• Higiene pessoal (gel de banho, shampoo, escova e pasta de dentes)

• Protetor solar e batom cieiro

• Repelente de insetos

• Documentação pessoal (Cartão Cidadão)

• Mochila pequena (dentro da mochila grande)

• Lenços de papel

• Guloseimas (chocolate, bolachas, gomas, snacks, etc.) (opcional)

• Lanterna

• Papel e caneta

• Bíblia

• Terço ou Dezena

• Garrafa de água 50cl (identificada)

• Prato, tigela de sopa, copo e talheres (identificados)

• Medicamentos (trazer posologia e identificação): Toda a informação relativamente a problemas de saúde e medicação deverá ser informada aos responsáveis.

• Não aconselhamos e não nos responsabilizamos por qualquer furto ou dano: objetos de valor (telemóveis, relógios, máquinas fotográficas, consolas, mp3, etc)