queroservoluntario.png

Há muitas formas de viver uma Jornada Mundial da Juventude. Uma delas é como voluntário. Os voluntários são peças fundamentais para o sucesso de uma JMJ. Uma JMJ não funciona sem voluntários.

O que é um voluntário da JMJ?

Um voluntário da JMJ é alguém que colabora com o seu teu tempo, alegria e capacidades para que outros jovens sejam bem acolhidos na JMJ.

O que faz um voluntário da JMJ?

Um voluntário da JMJ está disponível para qualquer serviço, numa atitude evangélica de desprendimento e doação. Podem realizar atividades tais como: acolher e dar informações úteis, distribuir água ou comida, serviços de logística, limpeza, encaminhamento para espaços, serviços técnicos, serviços de saúde...

Onde posso ser voluntário?

Um voluntário da JMJ pode sê-lo em vários locais e momentos da JMJ. Neste momento, já há centenas de jovens em todo o país a trabalhar voluntariamente em prol da JMJ.  Durante os Dias nas Dioceses, os jovens devem disponibilizar-se para colaborar no acolhimento de jovens estrangeiros nas suas paróquias. Durante os dias da JMJ é quando os voluntários têm um papel mais evidente.

Como me posso inscrever como voluntário da JMJ?

A inscrição como voluntários pode ser feita através da plataforma de inscrições oficial da JMJ Lisboa 2023.

Com que idade posso ser voluntário?

Qualquer jovem que tenha mais de 18 anos à data de 1 de agosto de 2023 pode ser voluntário na JMJ Lisboa 2023.

Também tenho de me inscrever e pagar inscrição?

Um voluntário terá que se inscrever e pagar a sua inscrição. O valor da inscrição dos voluntários é mais baixo do que o valor a pagar por um peregrino normal.

A modalidade de inscrição varia de acordo com a tabela de Pacotes de inscrição de voluntários – que compreendem sempre o período de 23 de Julho a 7 de Agosto.

Vou participar em todos os eventos como qualquer outro jovem?

Um voluntário deve assumir a responsabilidade que lhe foi atribuída, o que poderá significar poder ter se sacrificar a possibilidade de estar com outros jovens e participar em todos os eventos. No entanto, é hábito o Santo Padre reunir-se no final da JMJ num encontro apenas com os voluntários.

O que é um 'chefe de voluntários'?

Para além de voluntários comuns que vêm de todo o mundo, o Comité Organizador Local da JMJ está a recrutar jovens portugueses, entre os 20 e os 35 anos, com autonomia e capacidade de liderança para coordenar grupos de voluntários durante a JMJ.